EDUCAÇÃO

II Seminário Marx Hoje traz debate sobre psicologia e marxismo.

Nessa sexta-feira, 07 de abril, no Auditório da Reitoria aconteceu o terceiro dia do II Seminário Marx Hoje, com a realização de uma mesa redonda sobre o tema: “Indivíduo, Psicologia e Marxismo”, presenciamos os debatedores, nomes importantes dessa pesquisa, expondo suas conjecturas através dos seus estudos.

A Profa. Dra. Suzana Jiménez (UFC), tomou sua palavra mencionando o filósofo Georg Lukács enfocando sua visão e observação Marxista. Por sua vez, a Profa. Dra. Marilda Facci (UEM) abordou as pesquisas do cientista e pensador Vygotsky, a respeito do desenvolvimento de crianças ligado a interações sociais e condições de vida, dessa forma, Facci relacionou isso com os estudos de Karl Marx, afirmando ela que a introdução da psicologia nas escolas contribui para o desenvolvimento delas.

Contribuindo para tais informações, Profa. Dra. Isabel Fernandes de Oliveira (UFRN), relatou as possíveis relações entre psicologia e marxismo, colocando-as em constante relação, demostrando diversos períodos dos mesmos, destacando algumas vezes pontos negativos de uma psicologia dita como tradicional.

Em todos os discursos encontramos relações com o capitalismo, com a sociedade, indivíduos adjetivados, condições sociais, a particularidade e suas dialéticas. Ainda com continuidade no decorrer do último dia do seminário, vale a pena procurar a programação na tentativa de responder questionamentos a respeito do tema.