EDUCAÇÃO

Estudantes explicam de forma lúdica direitos da personalidade

Você sabe o que são os direitos da personalidade? Alunos do curso de Direito da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), estão com um estande na 22ª Cientec, para explicar de modo lúdico aos visitantes, o que são e como precisamos deles no nosso dia-a-dia.

Nome, honra, imagem, aparência e outros aspectos da identidade do individuo são protegidos pelos direitos da personalidade. "Se você for a um show, por exemplo, e  te gravam, você poder reinvidicar o seu direito a imagem", diz João Luis Macêdo, estudante de Direito.

Para explicar de maneira clara aos visitantes, são utilizados jogos lúdicos. "A gente resolveu fazer isso da maneira mais simples possível, nós temos a ciência que o direito é muito rebuscado, dificil, e isso é complicado por que também é necessario, as pessoas precisam ter esse conhecimento de forma acessivel", completa o estudante.

Um jogo de tabuleiro e balões são utilizados como uma maneira de fazer o visitante se questionar e avaliar casos onde o direito pode ser acionado. "A pessoa tem que agir como juiz e decidir o que fazer em cada situação. Também temos situações problema, que tem a ver com o cotidiano e as pessoas escolhem a alternativa que elas acham que estão corretas", comenta a estudante Bruna Melo.

O estande é o número 4, do pavilhão da integração e funciona durante todo o dia de hoje (20).