AUDIOVISUAL

RESERVA AMBIENTAL GAMBOA DO JAGUARIBE PROMOVE EVENTO AUDIOVISUAL

Em sua terceira edição, o Cine Oca exibirá no próximo sábado 16/09 o documentário Guerreiros do Jaguaribe sob direção do Cangaço Coletivo Audiovisual e a Odara Produtora, esse documentário é um registro das ações realizadas pelo Gamboa do Jaguaribe, sítio ecológico e histórico destinado a educação ambiental e estudos das culturas indígenas, localizado nas margens do Rio Jaguaribe, principal afluente do Rio Potengi que pertence a ZPA8 (Zona de Proteção Ambiental 8) na zona norte de Natal. Além da exibição audiovisual, o evento conta com uma oficina de línguas indígenas onde o grupo faz uma provocação mostrando como as línguas indígenas estão bem vivas em nossa linguagem formal e uma roda de peteca instigada pelos membros do Gamboa.

O Cine Oca é um projeto itinerante idealizado pela Odara Produtora em parceria com o Gamboa do Jaguaribe que traz a questão da preservação do meio ambiente e do ecossistema do manguezal, exibindo filmes relacionado a esses ideais e tem como objetivo o resgate da identidade indígena apresentando curtas e documentários sobre a vivencia dos índios aqui no nosso estado e outros estados do Brasil. Apresentando histórias sobre os potiguaras, tupinambás, xucurus e demais tribos, a exibição dos filmes facilita na compreensão das línguas para os estudos, no dialeto indígena. O bróbo falado pelos índios do sertão e o guarani pelos índios de todo o litoral, línguas já existentes aqui antes da invasão europeia que é possível, por meios das produções, conhecer mais sobre essas linguagens.

“O Cine Oca é um projeto excepcional que abraça essa oportunidade de trazer de uma maneira mais fácil a convivência com a questão da preservação do meio ambiente e o resgate da identidade indígena, apresentar de onde vinhemos, quem somos, como é que isso chegou a ser como é hoje, o Cine Oca traz isso”, acrescenta Diogo Ferreira.

O Cine Oca tem início ás 14h e é um evento gratuito aberto a comunidade.

O Gamboa do Jaguaribe situa-se na Rua Novo Paraíso s/n, Bairro Salinas - Natal/RN. Maiores informações no perfil do Gamboa do Jaguaribe no facebook:  

https://www.facebook.com/gamboadojaguaribe/