CULTURA

Parafolclórico da UFRN participa de Festival no México

O Grupo de dança Parafolclórico da UFRN, que se apresentou na noite desta quarta-feira (22), no palco do anfiteatro da UFRN, dentro da programação da XX CIENTEC, viajará nesta sexta (25) para participar do I Festival Estampas do Mundo, no México. O evento ocorrerá de 25 de outubro a 10 de novembro nas cidades de Puebla e Cidade do México.

Caracterizado como um projeto de extensão universitária, coordenado pela professora Rita Luzia, o grupo de dança popular tem como seu principal objetivo religar o saber acadêmico ao saber popular, pesquisando as manifestações populares brasileiras e difundindo através das releituras das danças tradicionais.

Acostumado a participar de eventos internacionais, com passagens por países como Alemanha, Espanha e China, a convite da FEBRARP/UNICEF, o grupo será o único representante brasileiro no evento, que contará com mais nove países representados, incluindo Argentina, País de Gales, Finlândia e República Tcheca.

Para o festival no México o Parafolclórico irá levar seu mais novo espetáculo, “Ensaiei Meu Samba O Ano Inteiro”, o qual foi apresentado um trecho na noite dessa quarta feira no palco principal da CIENTEC 2014. O espetáculo tem como proposta buscar um diálogo entre as várias vertentes do samba, partindo do samba de roda, passando pelos salões com o samba de gafieira e encerrando numa grande festa apoteótica com o samba enredo. “Ensaiei Meu Samba O Ano Inteiro” tem previsão de estreia em Natal no primeiro semestre de 2015.